20 junho 2011

Sobre liderança, coca-cola e missão (PARTE 1) por Eliana Moura*

Todo mundo fala sobre liderança. Até eu! Liderança Autocrática, Laissez-Faire, Democrática, Indecisa, Liberal, Situacional, Emergente... 
Encontrei na net um estudo de uma das teorias sobre liderança que me deixou intrigada. Eu li que o papel do líder é o de lembrar os padrões morais, as tarefas e as regras aos seus subordinados; ele deve também ser a pessoa mais informada do grupo (???) e é o que responde – sozinho – pelo seu sucesso ou fracasso.

Também recebi (por engano) um e-mail que, na verdade, foi o que me fez pensar nisso aqui. Era uma conversa entre líderes e equipe. O email do primeiro líder me chamou a atenção pela frequência das falas que eu listo aqui pra você, veja só:
Lembrem-se sempre”; “Preciso muito da colaboração”;
“Para realizarmos”; “Devemos discutir e apresentar”    
     
 O email do segundo líder também foi interessante, vai um trecho:

Queria compartilhar com os irmãos um pouco da minha frustração da última reunião, não pelo conteúdo da reunião, mas do descaso da presença fundamental dos irmãos na reunião. Não quero julgar, pois quem julga é Deus e a Palavra de Deus diz que: "ai daquele que cair nas mãos do Deus vivo”.

Guarde o que eu disse até aqui e fique com este último caso: Uma líder reclamou pra mim que sua equipe não colabora. Ela já ligou pra todos, mas não adiantou. Aí a gente bateu um papo:

- Você conversa com os seus liderados?
- Converso, eu ligo, peço pra eles chegarem no horário, 
ligo sempre com antecedência avisando sobre a escala...
- Não, eu perguntei se você conversa com os seus liderados. 
Se você sai com eles! Se você pergunta como eles estão! 
Você sabe os sonhos deles? Você é amiga deles?
- Não...

 
Você percebe como nos três exemplos
as ideias estão revestidas de uma
 liderança comprometida
 com tarefas?  
É complicado pensar em liderança com essa visão simples de que importa mais o que não foi feito do que o porquê de não ter sido feito; ou até falta perguntar com sinceridade:
“teria mesmo que ter sido feito?”.


Liderar, no contexto de igreja, é pastorear.         


Você administra; mas, primeiro, você pastoreia.
Primeiro as pessoas, depois as reuniões
as coisas, as decisões, os programas, as tarefas. 

As pessoas são o foco da missão; 
não só além da igreja, mas na igreja.